Script para adicionar pessoas em massa causa polêmica no Twitter

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Um salto repentino na quantidade de seguidores pôde ser observado no perfil de vários usuários que figuram entre os primeiros do ranking dos perfis mais seguidos do Twiiter no Brasil durante essa semana, algo que vem alimentando uma polêmica. O aumento súbito tem como consequência o uso de uma ferramenta não necessariamente nova: em 20 de março, o programador Danilo Salles publicou, em seu blog, um script que adiciona automaticamente centenas de perfis.

Em retribuição, muitos usuários passam também a seguir quem os adiciona, fazendo com que o número de seguidores do usuário seja inflado pela reciprocidade. Thiago Baraldi, blogueiro do Goma de Mascar, considera falta de ética programar um script que explore falhas em uma ferramenta, ainda mais quando podem ser explorada por spammers.

"Mandar spam também não é nada ético. O script também gera isso, porque toda mensagem não solicitada é considerada spam", afirma acrescentando que tinha poucos amigos na rede e, de uma hora para outra, recebeu uma "enchente de convites" de follow.

Em seu blog, Baraldi atribuiu a quantidade de "spams" recebidos ao fato de o script ter sido divulgado no blog da jornalista Rosana Hermann e mostrou alguns rankings de usuários que teriam usado o script. "Quem quer usar, que use. Eu fiz o post para falar para minha rede de amigos deixarem de seguir quem usa porque gera spam e acaba com a credibilidade do serviço. Mas a própria Rosana sabe e já disse tudo isso. Achei até legal ela se colocar a deletar todos os amigos adicionados 'na marra'", completou.

Rosana Hermann, figura popular no Twitter que chegou a entrar no ranking dos 10 perfis mais seguidos no Brasil, descobriu o script no dia 25 de março e publicou em seu blog Querido Leitor uma explicação sobre a ferramenta e uma entrevista com o programador Danilo, a quem chamou de "gênio" por ter criado o script.

"Queria entender o que estava acontecendo com a quebra de curvas de crescimento de vários usuários, a partir de março, coincidindo com o script dele [Danilo Salles]. O que a experiência mostra é que as pessoas dão muita importância para o ranking e preferem sempre competir em vez de apenas compartilhar. Numericamente não há bom senso em adicionar um número de pessoas que você não pode administrar, ou seja, você usa uma rede social para outro fim que não socializar-se", afirma Rosana.

Após ter subido de aproximadamente seis mil para 13 mil seguidores em cerca de dez dias, Rosana retirou o script e removeu todos os perfis "estrangeiros" que passaram a segui-la. Na manhã desta quarta-feira (08/04), a jornalista havia diminuído para 8.974 seguidores, segundo a estatística do TwitterCounter. "O crescimento é artificial. Eu estou retirando as próteses de silicone porque sei que os seios turbinados do meu perfil são falsos", brincou.

Outro dos perfis brasileiros que estão entre os dez mais seguidos no Twitter atualmente é o @twittess, da publicitária Tessalia Serighelli, que assume usar o script desenvolvido por Danilo, mas declara que toda a polêmica é gerada pelas pessoas que desconhecem a real função do script.

"Quem não entende que o script apenas facilita o processo de seguir as pessoas imagina que as que te seguem o fazem por influência de algum software, e não por ação própria. Se existem usuários com 5, 10 ou 20 mil seguidores, foi porque cada novo seguidor, clicou em "follow" por vontade própria", disparou.

Tessalia defende também que o grande número de pessoas a quem segue - uma das polêmicas sobre o Twitter dá conta de que seguir muitas pessoas torna o serviço 'incontrolável' para o dono do perfil - representa uma forma de aplicar a comunicação. "Você só pode trocar mensagens diretas DM (Direct Messages) se ambos estiverem seguindo um ao outro, por exemplo" completou.

Já o blogueiro Edney Souza, o @interney, da Pólvora Comunicação, é hoje o segundo brasileiro mais seguido no Twitter, com mais de 21 mil seguidores. Após a polêmica, Souza publicou em seu blog nesta quarta-feira (08/04) um esclarecimento sobre como conseguiu atrair seus milhares de seguidores e afirma que não usou o script de adicionamento automático - preferiu adicionar perfis manualmente e utilizar recursos de busca de contatos do Gmail.

"As pessoas sentiam que era uma gentileza minha quando eu seguia de volta, achavam simpático da minha parte responder às mensagens diretas", explicou Souza, que então viu a possibilidade interessante de se comunicar com as pessoas pelo canal.

Ele se cadastrou no site SocialToo.com para mandar seguir de volta todos a quem seguia, bem como os seguidores antigos, o que o fez saltar para além dos 10 mil seguidores e continuou a crescer numa alta taxa de seguidores por dia. "Apesar de obviamente não conseguir ler todo mundo, ter um número significativo de pessoas que falam de assuntos similares faz com que as olhadas no meu Twitter continuem sendo produtivas", declara.

Em seu post, Souza também afirma que usa o serviço Tweetdeck, onde consegue acompanhar com atenção um grupo de 280 pessoas e criou uma outra conta para conseguir acompanhar essas mesmas pessoas pelo iPhone. O criador do script, Danilo Salles, explica que sua ideia ao desenvolver o script era dar a chance a qualquer usuário comum conseguir milhares de seguidores rapidamente.

"Muitos estavam fazendo o trabalho manualmente de seguir todo mundo, então inicialmente criei uma macro simples para simular o "click" do mouse em todos os botões de follow, mas essa macro não foi divulgada. Tempo depois criei o script que roda em cima de uma extensão para o navegador Firefox, com a mesma função", explica Salles.

O próprio Salles afirmou que usa o recurso apenas para seguidores de perfis com interesses em comum com ele. "Apenas não usei com a finalidade de subir tanto o número de followers a ponto de disputar" os primeiros lugares do ranking, afirmou.

Salles acredita que o Twitter deve desenvolver em breve ferramentas que identifiquem e barrem "seguidores em massa" e ainda declara que o recurso dele é menos perigoso que o de "follow-back" (que faz seu perfil seguir automaticamente a pessoa que passa a lhe seguir). "Tendo uma lista de follow-backs, em minutos você consegue mais de mil seguidores sem erro! Já meu script depende da aceitação do usuário", completou.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Twitte News | by TNB ©2010