Os famosos scripts para o twitter

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Twitter virou modinha, fato! Não há quem não tenha ouvido falar dele, já que ele já saiu na TV, no jornal e nas rádios. Como sempre, fazem isso para chamar o público para o serviço que está surgindo na internet. Assim, muitos criaram suas contas e twittaram uma ou outra coisa. Alguns desistem, outros continuam. Dos que continuam temos as pessoas que querem ser relevantes, mas como todo usuário do Twitter sabe, não é fácil conseguir vários seguidores, principalmente de maneira rápida e fácil.



Quando comecei a usar o Twitter, o jeito mais fácil de ter mais seguidores era fazer promoções e sorteios ou ir seguindo várias pessoas e esperar que as mesmas seguissem você de volta. A primeira opção teria um custo, afinal não tem como fazer um sorteio sem algo para sortear. Já a segunda opção é mais interessante, mas também cansativa, afinal você precisaria entrar em várias páginas para seguir outras pessoas e ficar a espera de que a mesma te seguisse de volta (o que nem sempre ocorre #fato). Nessa premissa que nasceram os famigerados scripts. O script normalmente é um site onde você dá seu usuário ou senha, ou em alguns casos ele faz login via OAuth, e ele irá fazer com que o seu Twitter siga várias pessoas e automaticamente outros usuários do script irão seguir você, fazendo assim uma troca "justa". Sendo assim, você irá ter vários seguidores e poderá twittar com a maior cara de pau "Eu tenho 1000 seguidores".

Ok, você tem mil seguidores, mas do que adianta você ter 1000 seguidores se você provavelmente estará seguindo mais 1000? O Twitter já não irá mais servir para você receber informações, mas só posta-las, afinal você terá uma pancada de tweets para ler a cada minuto. Até alguns dias isso era problema, mas depois que foram lançadas as listas você pode selecionar a dedo as pessoas de seu interesse, como amigos e sites. Você praticamente colocaria todos os tweets num funil e só sairia do funil os tweets das pessoas que te interessam. Isso permite que você possa voltar a ler tweets de amigos, sites e outros sem misturar com os 1000 outros que você segue e você ainda irá poder continuar postando tranquilamente para os 1000 que te seguem.

"Ótimo, problema resolvido", deve ter pensado você, porém no início você queria ser relevante, ao ponto de ter vários retweets, replies, ser famoso, ter seu twitter citado em blogs e outros sonhos, mas chega um ponto que você começa a perceber que não recebe retweets e replies, não fica famoso, não é citado e para completar começa a perder seguidores. O motivo é simples: as pessoas que seguem você provavelmente não leem seus tweets e se leem algum tweet provavelmente é algum que está separado numa lista, exatamente como você faria, sem contar que a maioria parará de te seguir, afinal, para eles só interessa o número de seguidores deles aumentar e o que eles seguem cair. Logo, você percebe que scripts não irão te tornar relevante e que eles são um dos maiores erros que alguém pode cometer quando usa o Twitter.

Então, provavelmente, você está se perguntando agora. "Então porque alguém usa scripts?". É só para ter o mero prazer de dizer que tem mil e poucos seguidores. Para alguns isso interessa, mas para mim e provavelmente para vários isso não faz diferença nenhuma, afinal eu e muitos outros só seguem pessoas que produzem tweets interessantes e/ou sejam conhecidos (sites, amigos [virtuais ou reais], serviços e por ai vai) e não pessoas que tem um número de followers enorme. Talvez esses scripts sejam úteis para sites e olhe lá, afinal eles já recebem seguidores graças ao seu site e então o script só serviria como complemento.

Logo, se quer usar scripts, vá em frente, mas tenha em mente que você não conseguirá muita coisa com eles e já aviso: não sigo pessoas que usam scripts

0 comentários:

Postar um comentário

 
Twitte News | by TNB ©2010