O Twitter como ferramenta de Marketing

terça-feira, 25 de maio de 2010

O Twitter (http://twitter.com/) - ferramenta social online que permite que pessoas comuniquem-se por meio de troca instantânea de mensagens em até 140 caracteres - ainda não pode ser comparado com outras redes sociais que já fazem muito sucesso no Brasil como o Orkut, por exemplo, porém, já são cerca de 700 mil usuários (Ibope/Nielsen, Mar;co de 2009), com perfil de grande interesse principalmente para empresas que atuam no mercado de tecnologia.
Segundo a agência de marketing promocional Bullet, que realizou uma pesquisa no período entre 27 e 29 de abril de 2009, com o objetivo de mapear os usuários brasileiros do Twitter, a maioria dos usuários são homens (61%), jovens e adultos, na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, com predominância nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A análise também apontou que são pessoas qualificadas, estudantes do ensino superior ou já graduadas na universidade. Também são considerados “heavy users” de internet e costumam passar quase 50 horas semanais conectados. Conhecem e utilizam as principais ferramentas 2.0. (A pesquisa utilizou uma amostragem de 3268 usuários brasileiros.)
Porém, para os profissionais de marketing, a pesquisa também revelou uma boa notícia. A maioria dos internautas (53,6%) acha interessante as ações publicitárias por meio da ferramenta. Desta forma, as empresas que estão pensando em abrir contas no Twitter ou criar ações focadas nesse público podem seguir sem medo.

Cerca de 51% dos entrevistados afirmaram nunca participaram de ações promocionais no Twitter, porém possuem interesse, enquanto 33% já participaram de algum tipo de ação publicitária na rede. Além disso, cerca de 70% segue ou já seguiu perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.

Outra notícia interessante é que as listas de presentes para datas especiais (Casamento, aniversário, e outras), agora são coisas do passado. Os usuários do Twitter já têm endereço certo para revelar os presentes que gostariam de ganhar através do aplicativo desenvolvido pela E.Life, o Tweetquero (www.tweetquero.com).
O serviço é gratuito e o usuário do Twitter utiliza o mesmologin e senha já existente para acessar o Tweetquero. Os presentes desejados podem ser escolhidos livremente ou então selecionados no site da Amazon, por meio de um mashup criado pela E.Life. Uma vez incluído no site, o pedido pode ser acompanhado por todos os seguidores daquele usuário, que também tem acesso às listas de presente de seus amigos.

O serviço também foi criado para investigar a opinião do consumidor online, que utiliza o Twitter como plataforma de desenvolvimento. A E.Life pretende desenvolver a aplicação para realizar estudos de mercado sobre intenção de compra do consumidor brasileiro e latino americano na web 2.0.
As empresas também podem se beneficiar do site. Graças à integração ao BuzzMonitor, software de monitoração e análise de redes sociais também criado pela E.Life, as sugestões de presente compartilhadas podem ser acompanhadas por qualquer empresa que queira conhecer melhor os desejos dos usuários antenados com as novas tendências da internet.
Se você já é usuário do Twitter, seja mais um dos nossos seguidores e mantenha-se informados sobre as novas tecnologias para gestores de marketing. O endereço é http://twitter.com/twitte_news

0 comentários:

Postar um comentário

 
Twitte News | by TNB ©2010