Movimento propõe fuga em massa do Facebook

terça-feira, 25 de maio de 2010

100514_00
Um movimento liderado pelos designers de sistemas Matthew Milan e Joseph Dee está conclamendo para uma fuga em massa do Facebook.  Marcado para o próximo dia 31, o Quit Facebook Day já tem site oficial vem atraindo considerável atenção. Tudo porque recentes alterações na maneira como a rede social compartilha informações com outros sites pode violar a privacidade de seus usuários _isso, pelo menos, é o que acreditam os organizadores do movimento.
Um dos maiores indícios de como o movimento vem engrossando segundo o blog Mashable, espcializado em redes sociais, é que a expressão “how do i delete my facebook account” é agora uma das principais sugestões que aparece na caixa de pesquisas do Google quando internautas dos EUA começam a digitar “how do i …” no site de buscas.
Toda essa revolta começou quando o Facebook lançou a interface de programação (conhecida como API) Open Graph, em uma conferência para desenvolvedores no mês passado. A nova API facilita a sites que se conectam à rede social obter informações pessoais de seus usuários. Logo após seu lançamento, a polêmica sobre sua ameaça à privacidade dos usuários do Facebook começou a se espalhar pela rede. Alguns dos principais colunistas de tecnologia e sites especializados publicaram artigos sobre o assunto nas últimas semanas. Para a maioria, há exagero em afirmar que a novidade é uma ameaça à privacidade dos usuários do Facebook. Mas, por outro lado, a tal API traz mudanças reais na política de privacidade dessa rede sociais.
Criada para permitir uma maior interconexão do Facebook com o resto da internet, e aumentar ainda mais o domínio dessa rede social, parece que o tiro do Open Graph pode sair pela culatra.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Twitte News | by TNB ©2010