Falha permite a criação de seguidores fantasmas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os mesmos bots que estão seguindo @manomenezes, hoje passaram a seguir o perfil @showdavida do Fantástico, dando a ele 13mil+ seguidores. Econtramos possíveis explicações para o que está acontecendo com esses perfis e também com o perfil de mais 20 celebridades que estão subindo com a ajuda dos “fantasmas seguidores”.

showda1

O @showdavida(Fantástico) ontém ganhou cerca de 13mil seguidores fantasmas, os mesmos que estão seguindo @manomenezes, como já citamos em nosso site.

O perfil do Fantástico não deu seu salto no TOP10 Brasil, pois ainda estão usando o timezone “Santiago” e não “Brasilia“, desta forma poucos identificaram seus fantasmas, mesmo assim o fantástico notificou no Twitter, alegando desconhecer tais seguidores:

Esclarecendo: não temos nada a ver com “robôs” e perfis falsos que passaram a nos seguir.

Vamos informar ao suporte do twitter para descobrir o que pode ser feito. Quem for de carne e osso, que nos siga!


back1Analisando perfis dos bots, notamos que além do Mano Menezes e Fantástico, estão seguindo também outras 20 celebridades, tais como @biz @techcrunch @nytimes @aplusk.

.

.

Lista usada para gerar bots com nomes aleatórios

Analisando nomes atribuídos aos bots, encontramos exatamente a mesma lista usada para gerar seus nomes aleatórios.

Johnson, Ivan E., agri. ad. (R-4)
Johnson, Robert F., geol. (ICA-5)
Jones, Garth, pub. adm. ad. (R-3)
Jorgensen, Frederic B., asst. g.s.o. (R-6)
Kaiser, John R., equip, oper. maint. spec. (S-5)
Kilty, Daniel R., support spec. (R-6)
Klauss, Donald W., soUs ad. (R-4)
Kovach, Joseph W., trng. asst. (R-6
...
Localize pelo nome de um bot seguidor do @showdavida ou @manomenezes, nomes como “Starkey, Wilcox, Christensen” e você encontrará na lista acima.

A lista está no formato CSV(separado por vírgula) facilitando sua manipulação em qualquer tipo de script. O script combina esses nomes gerando aleatóriamente nomes e sobrenomes que nunca se repetem e atribuindo a seus bots.

Falha no Twitter permite a criação de perfis em massa

criado1

Considerando os fatos acima e a data recente da criação dos bots, podemos concluir que existe sim uma falha que permite burlar o sistema de Captcha usado no momento da criação de perfis na rede social, e também burlar o limite de perfis criados por endereço IP. Desta forma, qualquer script é capaz de criar de milhares de contas falsas e seguir uma série de perfis pré-definidos.

Acreditamos que tal script não foi criado especificamente para subir os perfis de Mano Menezes ou do Fantástico, possivelmente é um serviço(pago ou não) dinâmico que permite o cadastro de perfis que devem ser seguidos pelos bots. Possíveis explicações abaixo:

  • Um Corinthiano fanático, cadastrou o perfil @manomenezes neste serviço, desde então o perfil começou a subir causando tanta polêmica.

  • Responsáveis pelo perfil de @manomenezes cadastraram tal perfil neste serviço colocando Mano Menezes em primeiro lugar no ranking. E, recentemente na tentiva de “disfarçar” o uso do recurso, também cadastrou o @showdavida. E notamos que Mano Menezes anda criando promoções no Twitter tentando justificar seus seguidores.

Enquanto isso, aguardamos o Twitter agir, derrubando milhares de perfis falsos e colocando @manomenezes em seu devido lugar no Ranking com seus 6mil seguidores originais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Twitte News | by TNB ©2010