Entenda o tráfego no Twitter e descubra a melhor hora pra divulgar

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Uma das melhores formas de divulgar blogs ou campanhas através de redes sociais é fazendo uso do Twitter. Se feita da forma certa, uma campanha pode ser visualizada por uma quantidade considerável de pessoas com um custo bem baixo. E como eu sou um cara bonzinho, vou postar aqui de graça, totalmente de grátis, sem nenhum custo adicional uma pesquisa que mostra como funciona a dinâmica do Twitter. Horas em que mais se postam tweets, dias mais movimentados, tudo pra você postar os seus links e divulgar o que quiser nas horas em que, TEORICAMENTE (apesar dos números não mentirem) o público conectado no Twitter será maior, logo, permitindo que você tenha um alcance maior:
Volume de Tweets por dia:

twitter1O teste do Royal Pingdom durou 3 semanas. Durante o período do teste, a média de tweets por dia foi de 27.3 milhões, sendo 1.13 milhões de tweets por hora. A hora mais movimentada teve 1.8 milhões de tweets e a mais calma teve aproximadamente 560.000 tweets. Variações como essa ocorrem de forma sazonal, dependendo dos trending topics. Como os americanos ainda dominam a ferramenta, o que ocorre por lá (como final do Baseball) pode influenciar diretamente nesses números.
Dias com mais Tweets:

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Entre terça e quarta feira ocorre o maior número de tweets. Isso pode ser explicado pelo fato de segunda ser normalmente o dia mais corrido no trabalho (e as pessoas twittam MUITO do trabalho, pelo menos até as empresas começarem a bloquear a ferramenta de forma ostensiva). A diferença visual para quinta e sexta chega a ser pequena, já para o sábado e domingo a diferença é bem maior. Bom saber que as pessoas saem um pouco da Internet nos finais de semana.
Horas do dia onde mais se twitta:

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Aqui a curva é bem clara. Entre 10h da manhã, até a noite, o volume de tweets é crescente. A subida é vertiginosa quando começa o horário de almoço e se mantém estável até estabilizar, por volta das 17h.

Conclusões:

Se você quer ter um alcance maior em uma campanha ou em algum assunto específico, solte o link no Twitter numa terça ou quarta-feira a partir das 17h. Uma estratégia interessante (caso haja deadline para isso) é esperar que algum trend pipoque no Twitter para soltar seu link. Isso pode trazer dois lados: por um lado, você pode ser engolido pelo trend principal e ninguem irá dar bola para o seu conteúdo. Por outro, pessoas tendem a abstrair assuntos no twitter com muita facilidade e em alguns momentos chegam até a “encher o saco” de ficar lendo sobre a mesma coisa, então conteúdo interessante e diferente pode se destacar nesse cenário. É um risco a ser estudado.

Fonte: Royal Pingdom

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