Após se render ao Twitter, Chávez coloca blog próprio no ar

terça-feira, 25 de maio de 2010


Chávez lança blog próprio para divulgar projetos de governo e ouvir seus simpatizantes (Foto: Reprodução)
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, lançou nesta terça-feira um blog pessoal. A página entra no ar após quase um mês da criação de sua conta no Twitter, em 28 de abril. Neste curto período de tempo, o perfil do presidente já se tornou o mais seguido do país, tendo hoje quase 440.000 seguidores. O objetivo do novo blog é ser mais um espaço para publicação de comentários e denúncias, além de um meio de acesso a notícias e outros conteúdos relacionados ao projeto de governo de Chávez.

Logo numa primeira visita à página, chama a atenção o narcisismo do presidente, que serve de modelo para todas as numerosas fotos e vídeos presentes na home. Ao clicar nas manchetes e outros links, que transmitem o otimismo exacerbado do governo Chávez, seus simpatizantes podem acompanhar com detalhes todos passos do presidente.
"Decidimos criar um blog oficial, deste seu servidor", disse Chávez durante reunião da direção do partido do governo, o PSUV, na noite da segunda-feira. A página conta com várias sessões: Chávez punho e letra, Linhas de Chávez, Discursos, Alô Presidente, Artigos, Livros, Notícias e Reflexões de Fidel. "Devemos ver as redes sociais como um comando político no ciberespaço", diz Chávez em uma das matérias publicadas no site.
O presidente também aproveita para fazer uma reflexão sobre sua experiência no Twitter. Primeiramente, ele conclui que "vivemos no reino da injustiça do capitalismo, de onde nos custará muito sair". Para ele, apesar de estar longe da meta, está apontando a bússola para o socialismo. Por fim, desabafa: "Sabem o que é triste? Um povo que não crê em nada, um povo que não tenha a quem escrever, a quem solicitar ajuda".
De acordo com Chávez, a cada minuto, chegam 100 mensagens endereçadas a ele, por meio do Twitter. Os simpatizantes tanto solicitam ajuda, quanto oferecem projetos. "Temos 200 pessoas que respondem e buscam soluções para todas as mensagens que requerem apoio", escreve.
Experiência virtual - Hugo Chávez estreou no Twitter em 28 de abril de 2010, pouco antes de uma visita que fez ao Brasil. Dez horas depois da abertura da conta, já tinha mais de 45.000 seguidores. A cada atualização da página, surgiam pelo menos mais dez pessoas interessadas em ouvir o que o presidente venezuelano tem a dizer. No momento, o perfil já é o mais seguido do país, com quase 440.000 seguidores.
O usuário escolhido pelo líder bolivariano é "@chavezcandanga". De acordo com a agência de notícias Reuters, em muitos países hispânicos a palavra "candanga" é traduzida como "diabo". Mas, na Venezuela, é mais usada para qualificar alguém com muita força de vontade, rebelde e com temperamento explosivo. Chávez anunciou a contratação de 200 pessoas para ajudá-lo a responder as milhares de mensagens recebidas em seu twitter.
Segundo o ministro de Obras Públicas e dirigente do Partido Socialista Unido do país (PSUV), Diosdado Cabello, a entrada de Chávez no Twitter faz parte de uma estratégia do governo contra os oposicionistas por meio das redes sociais.
O método marca uma mudança de comportamento do presidente, que em janeiro deste ano chamou de "terrorismo" o uso da ferramenta para criticar o seu governo. Na ocasião, ele pediu ao Congresso leis mais rigorosas para a internet.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Twitte News | by TNB ©2010